Seguro Viagem INSS

Seguro Viagem INSS

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil possui acordos multilaterais e bilaterais com diversos países ao redor do globo. Eles facilitam a vida dos brasileiros lá fora e de estrangeiros por aqui, garantindo os direitos de seguridade social dos cidadãos de países signatários enquanto estiverem no estrangeiro.

As vantagens podem ser tanto previdenciárias, de assistência social ou relacionadas à saúde. Quanto ao último, no momento, o Brasil possui um acordo de assistência médica recíproca com três países: Cabo Verde, Itália ePortugal.

Isto significa que cidadãos brasileiros que visitarem um destes destinos, poderão ter acesso aos serviços de saúde da rede pública oferecidos pelos governos locais, desde que tenham um Certificado de Direito a Assistência Médica no Exterior (CDAM).

No Brasil, o CDAM é emitido pelo Ministério da Saúde, por meio de seus escritórios de representação espalhados por todo o País. Para saber mais sobre locais de atendimento, horários de funcionamento e documentos necessários para a solicitação do certificado, entre em contato a divisão de atendimento do Ministério pelo telefone (61) 3315-3186.

Seguro viagem privado x seguro viagem INSS

Além da assistência médica e hospitalar, o seguro viagem tradicional possui uma série de benefícios e vantagens que não são contemplados pelos acordos internacionais que dão direito ao chamado seguro viagem INSS ou CDAM.

Por exemplo, ao contratar um seguro viagem, você pode escolher coberturas como extravio ou atraso de bagagem, hospedagem de acompanhante em caso de internação hospitalar do segurado, garantia de viagem de regresso, regresso antecipado, assistência jurídica, seguro de acidentes pessoais e cancelamento de viagem.

Mesmo que seu destino seja Cabo Verde, Itália ou Portugal e você tenha o certificado de assistência médica, é bem válida a contratação de um seguro viagem que garanta riscos de deslocamentos não inclusos no acordo.

O seguro viagem tradicional também tem uma vantagem referente a livre escolha de prestador, pois a opção pelo atendimento também poderá ser feita em entidades de saúde privada tendo como cobertura o reembolso das despesas de acordo com o plano contratado.